Reprodução
Em Mato Grosso, existem 1439 empresas ativas do setor de turismo, sendo 717 MEIs, 626 MEs e 81 EPPs. De 2018 a 2022, o estado teve um crescimento anual de 12% e, neste ano, na Feira do Empreendedor, a Gerência de Competitividade do Sebrae-MT criou um estande com programação e expositores para demonstrar os trabalhos feitos para o turismo.
O estande do turismo é dividido em quatro polos: Araguaia, Amazônia, Cerrado e Pantanal, pensando em atender a população de Mato Grosso. São experiências que remetem à cada um desses biomas.
Além de ser dividido em quatro polos, com expositores que representam cada um, o estande tem uma programação como o “Turistando MT”, espaço de 90 metros que traz experiências dos polos turísticos, a fim de proporcionar interação com o público do evento e levar inovação para empresários e empreendedores do setor.
No espaço, tem um quadriciclo com óculos 360 graus, onde o público pode experimentar uma trilha virtualmente, tem um turismólogo para atender empresários e potencial empresários da cadeia produtiva do turismo que desejam investir ou melhorar seu empreendimento.
Falando em experiência, na área externa da Feira do Empreendedor fica o balão cativo. Lá, o público pode experimentar um voo cativo (balão amarrado) onde é possível ver um pouco das belezas de Cuiabá. Funciona das 17h às 20h e tem a trilha do Capão do Angico, com um espaço de 700 metros, feito cuidadosamente e preparado para a experiência “Passarinhando na Fé”. Nesta área, foram identificadas espécies migratórias, sendo 79 espécies de pássaros.
Certificado “ISO 21/101”
Além do espaço preparado ao turismo, foi entregue no estande o primeiro certificado “ISO 21/101” pela ABNT. O consultor e auditor em Sistema e Segurança ISO, Brasílio Ataíde, falou sobre a importância do certificado para Mato Grosso.
“Tudo começou com uma consultoria do Sebrae/MT, uma solicitação pelo SEBRAETEC, de consultoria para esse tipo de produto de formatação na norma ISO 21/101. Iniciamos os trabalhos em 2019 e, nesses dois anos, trabalhamos com a empresa e vimos toda a possibilidade de eles buscarem essa certificação”, destacou Brasílio.
O assistente técnico do Sebrae/MT, Renato Costa, conta que esse certificado é uma grande vitória para o estado de Mato Grosso. “Essa certificação é a primeira empresa de Mato Grosso no ramo de quadriciclo. É uma das poucas do Brasil também, então para nós do Sebrae/MT é um orgulho muito grande ter acompanhado e dado esse apoio para eles, desde o início do empreendimento”, relata o assistente técnico.
A certificação ABNT NBR ISO 21101 turismo de aventura é a norma que estabelece os requisitos de um sistema de gestão da segurança para prestadores de serviços de atividades de turismo aventura. O selo oferece subsídios para que as operadoras de passeios de aventura se tornem empresas que detenham conhecimento apuradíssimo sobre todos os riscos envolvidos nas atividades e que mantenham procedimentos operacionais de segurança atualizados.
O selo faz o uso de um referencial internacional, o que facilita o reconhecimento por parceiros e clientes de todo o mundo. Isso fomenta a internacionalização de uma boa imagem dos serviços desse segmento no Brasil, atraindo cada vez mais clientes e parceiros que querem desfrutar das belezas
Bom Jardim Adventure
A empresa certificada está localizada no município de Nobres (121 km de Cuiabá) e se chama Bom Jardim Adventure, de passeios de quadriciclos pela região. A empresa tem cinco anos de existência e há três anos o Sebrae/MT tem um trabalho de consultoria. Para o proprietário Leandro Almeida, essa certificação é mais uma conquista para a empresa e um espelho para que as outras empresas possam se certificar.
“Nós absorvemos muita coisa com essa consultoria, aprendemos muita coisa em questão de registro, de fortalecer a nossa empresa no turismo, alavancar o nosso trade e controle interno. Profissionalizamos a documentação e, claro, de como oferecer um turismo sustentável e com mais segurança”, argumentou Leandro.
Na entrega, o diretor Técnico do Sebrea/MT, André Schelini, comentou que o Sebrae/MT se orgulha em poder fomentar o turismo de Mato Grosso. “É importante dizer que a certificação e reconhecimento SGF, numa metodologia internacional, certifica os padrões de alta competitividade, e que hoje ocupam uma posição de poucos, sendo o segundo no Brasil e o primeiro em Mato Grosso. A empresa leva o turismo de aventura para um município que tem grande potencial, ainda inexplorado. Então, como pioneirismo, a primeira empresa certificada pode incentivar outros empreendedores a seguir essa jornada, essa certificação realmente chancela”, conclui André Schelini.
Link original da notícia: https://www.rdnews.com.br/economia/balao-cativo-e-espaco-com-79-especies-de-passarinhos-sao-destaque/182666