Ganhando + ou – 11 anos de vida com o transplante de coração

Ganhando + ou – 11 anos de vida com o transplante de coração

Ganhando + ou – 11 anos de vida com o transplante de coração

Em Pauta

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 30/08/2023 08:30

O transplante de coração é um procedimento cirúrgico antigo no Brasil, ocorre desde 1.968. Mas tá, como funciona exatamente o transplante? A equipe que estará no centro da operação é bem grande, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e nutricionistas. O processo de transplante é uma corrida contra o tempo. Após retirarem o coração de um doador, uma espécie de solução gelada – 4 graus Celsius – é aplicada no órgão para preservá-lo durante o transporte. Para iniciar a cirurgia de instalação desse coração no receptor, o prazo é de quatro horas e a operação durará entre 6 a 12 horas.

O que acontece na operação?

O peito do paciente é aberto com uma incisão. Assim que for aberto, os cirurgiões ligarão a uma máquina, um tipo de coração artificial. Bombeará o sangue enquanto o paciente estiver sendo operado. Os médicos desconectam o coração defeituoso, separando os vasos sanguíneos, e retirando-o do receptor. O coração novo, então, é colocado no lugar, com cada uma das seis partes do músculo sendo costurado ao novo corpo: as veias cavas superior e inferior, os átrios esquerdo e direito, e as artérias pulmonar e aorta. Após todas essas partes estarem conectadas novamente, o coração começa a bater de novo, restabelecendo a circulação sanguínea. A equipe médica fecha o peito do paciente.

O longo e complexo pós-operatório.

O paciente é encaminhado para a UTI, onde ficará por aproximadamente 15 dias. Lá, receberá imunossupressores e outros medicamentos para que o corpo não rejeite o novo coração. Depois, ficará no quarto por mais ou menos um mês. Continuará visitando o médico para frequentemente receber mais e mais imunossupressores…. até o fim da vida, estimada em pelo menos 11 anos, caso passe a ter um novo estilo de vida com alimentação saudável e exercícios.

Nos siga no

Link original da notícia: https://www.campograndenews.com.br/colunistas/em-pauta/ganhando-ou-11-anos-de-vida-com-o-transplante-de-coracao

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *