Superlua Azul ilumina o céu nesta quarta-feira (30)

Superlua Azul ilumina o céu nesta quarta-feira (30)

Superlua Azul ilumina o céu nesta quarta-feira (30)

ASTRONOMIA

Confira a melhor horário para ver

Publicado em: 30/08/2023 às 10h02


Última atualização: 30/08/2023 às 10h04

Nesta quarta-feira, 30 de agosto, a Lua estará mais próxima da Terra do que em qualquer outro momento do ano, proporcionando um evento astronômico conhecido como Superlua Azul. Durante esse fenômeno, a Lua cheia parecerá ser maior e sua coloração pode sofrer alterações, devido as partículas suspensas na atmosfera. O evento poderá ser visto por todas as cidades goianas.

Ao contrário do termo “Superlua”, que é amplamente utilizado, essa designação não possui fundamento científico. Ela é atribuída à lua cheia que aparece maior e mais brilhante no céu devido à sua proximidade com a Terra. A distância média entre a Lua e nosso planeta é de cerca de 384.400 km. Neste evento específico, essa distância será reduzida para aproximadamente 357.181 km.

De acordo com o Observatório Nacional, os melhores momentos para observar a Superlua Azul são logo após o pôr do sol, quando ela está próxima ao horizonte, e pouco antes do nascer do sol no dia seguinte. Nessas ocasiões, a lua pode parecer maior devido à ilusão de ótica criada pelo contexto terrestre.

O termo “Azul” na Superlua Azul não se refere à cor da lua, mas à expressão idiomática “once in a blue moon”, que denota algo raro ou incomum. Esse nome não tem conexão direta com a cor do satélite natural da Terra.

  • Categorias
  • Tags

Link original da notícia: https://www.maisgoias.com.br/entretenimento/superlua-azul-ilumina-o-ceu-nesta-quarta-30/

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *