Equatorial é autuada pelo Procon por má prestação de serviço em Goiás

Equatorial é autuada pelo Procon por má prestação de serviço em Goiás

Equatorial é autuada pelo Procon por má prestação de serviço em Goiás

A concessionária de energia Equatorial foi autuada pelo Procon Goiás na tarde desta quinta-feira (5/10). Isso porque o superintendente do órgão, Levy Rafael Cornélio, considerou insatisfatória e insuficiente a resposta apresentada pela empresa aos questionamentos feitos na semana passada em relação às constantes quedas de energia ocorridas em todo o Estado.

A notificação aconteceu após uma reunião entre o presidente Lener Jayme e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que cobrou soluções a curto prazo sobre as quedas de energia que acontecem com frequência no Estado.

A competência de fiscalizar esse tipo de serviço é do Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Todavia, o governador enfatizou que vai acompanhar de perto o processo de investimento em Goiás.

“Não podemos admitir a perpetuação desse martírio. Terão que intensificar os investimentos e elaborar um planejamento estratégico”, reiterou o governador Ronaldo Caiado.

A notificação entregue pelos fiscais do órgão na última quinta-feira (28/9) solicitava uma série de esclarecimentos, entre eles os motivos das frequentes interrupções dentro do mesmo período diário, especialmente em Goiânia, as medidas tomadas desde o início das atividades da empresa, visando melhorias na manutenção preventiva e corretiva da rede, além de documentos que comprovassem os investimentos, entre outros.

Um Processo Sancionatório será instaurado pela superintendência para apurar as responsabilidades da Equatorial por má prestação de serviço. Em seguida, a empresa terá o prazo de 20 dias para apresentar defesa e poderá ser penalizada com uma multa administrativa cujo valor pode chegar até R$ 11 milhões.

De acordo com Levy Rafael, até o momento a empresa não respondeu o que foi requisitado e não anexou um plano de melhorias na rede elétrica que pudesse conter os problemas recorrentes do período chuvoso.

“Pelo contrário, o que vimos foi um total descaso da empresa para com a população goiana e para com o Procon Goiás, atribuindo as constantes falhas no fornecimento de energia a intempéries climáticas”, criticou Levy Rafael.

Além disso, também não foi apresentada qualquer documentação que comprovasse as declarações do presidente da companhia, que anunciou investimentos da ordem de R$ 1,5 bilhão somente no primeiro semestre de 2023.

“Esperamos documentação robusta que comprove tais alegações. Estamos acompanhando a situação desde o início e, a cada dia que passa, as reclamações vêm se intensificando. Isso demonstra má qualidade na prestação de serviço por parte da empresa e lamentavelmente consumidores prejudicados por essa inércia”, finalizou o superintendente do Procon Goiás.

Link original da notícia: https://www.portalnoticiasgoias.com.br/equatorial-e-autuada-pelo-procon-por-ma-prestacao-de-servico-em-goias/

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