Bairro mais habitado de Goiânia, Jardim América tem mais moradores que 90% das cidades de Goiás

Bairro mais habitado de Goiânia, Jardim América tem mais moradores que 90% das cidades de Goiás

Bairro mais habitado de Goiânia, Jardim América tem mais moradores que 90% das cidades de Goiás

Os dados foram analisados pelo Anuário, com base no Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostra que, em termos de comparação, a população do Jardim América é 53 vezes maior que o número de habitantes de Anhanguera, a cidade menos habitada de Goiás.

Praça no Jardim América, em Goiânia, Goiás — Foto: Michel Gomes/g1

Mas, não só de números vive o setor. Moradores tradicionais recontam a história do bairro, que só não é o maior da capital em extensão, pois está atrás apenas do Jardim Novo Mundo. A aposentada Maria Domingos, de 87 anos, mora há quase seis décadas na região e se lembra quando chegou, nas ruas ainda de terra.

“A gente chegou do interior e mudou pra cá. Era um cerradão. Meu marido veio para cá de carroça, eram uns trieiros. Construí meu barraco e moro no setor até hoje”, contou.

Cepal do Jardim América, em Goiânia, Goiás — Foto: Michel Gomes/g1

Outra veterana do bairro, Genuína Maria, de 63 anos, mora há 54 na região. Carismática, a aposentada sabe, inclusive, como foi a formação do setor.

“Quando mudei, era Macambiras Sul. Gosto de morar aqui. Aqui é um setor de boa vida, tem de tudo um pouco”, completou entusiasmada.

Moradores do Jardim América falam sobre o bairro

Setor é o mais populoso de Goiânia, segundo o Anuário Goiás.

Morada

Andando pelas ruas do Jardim América, até moradores de outros estados dão as caras. Sergyane Pinheiro, de 23 anos, nasceu em São Paulo, mas escolheu o setor como morada há dois meses.

“Tem tudo por aqui, você encontra bastante opções de comércio, me adaptei bastante, foi o que mais gostei que fiquei. Eu já fiquei em outros setores, mas pesquisei bastante antes de mudar pra cá, o setor em si é muito completo”, disse.

Igreja no Jardim América, em Goiânia, Goiás — Foto: Michel Gomes/g1

Na loja ao lado de Sergyane, outro comerciante também contou valorizou a região. Sentado ao lado das bicicletas que vende, ele conversou entusiasmado com a reportagem.

“Trabalho aqui há 25 anos. O comércio é muito bom. Aqui tem de bicicleta à peça pra carro, roupas, calçados, é um setor sortido”, falou Carlos Lopes.

E diversidade é algo comum na fala dos moradores do bairro. Maria Pereira, de 83 anos, enche a boca para falar do Jardim América.

“Lá na minha rua tem tudo que precisa. Eu nunca quis mudar. As pessoas aqui são maravilhosas. Eu tenho muito orgulho de fazer parte”, pontuou.

Comércio

Uma ponto forte comum na fala dos moradores sobre o setor, é o comércio. Um dos estabelecimentos mais populares dá um toque nordestino ao Jardim América, é o Piry Bar. Dono do local, o goianiense Danilo Ramos contou que o pai e o tio dele vieram do nordeste para a capital de Goiás, fundaram o bar em 1978 e escolheram o setor a dedo.

“A escolha para o Jardim América foi pelo fato de ser um bairro mais acessível. Era o que tínhamos condições de pagar um aluguel e não era tão longe a época do centro”, disse.

Piry Bar e Restaurante, em Goiânia — Foto: Michel Gomes/g1

O bar, que recebeu o nome em referência à cidade piauiense Piripiri, se tornou referência na região e Danilo acredita na força do comércio local.

“Hoje dá para viver em Goiânia praticamente sem sair do Jardim América. Temos uma infinidade de comércios e serviços na região e com o crescimento da cidade é um bairro centralizado”, finalizou.

História e dados

Segundo a Prefeitura de Goiânia, em 1952 foi aprovado o parcelamento do setor, que é a divisão em lotes destinados à construção. Depois, outros bairros foram incorporados ao setor, aumentando a área do então setor “Jardim América”.

Atualmente, segundo a prefeitura, há 13.847 imóveis no setor, sendo 5.209 apartamentos e 4.774 casas e sobrados. Veja detalhes:

Imóveis no Jardim América

Tipo de imóvel Quantidade
Casa/Sobrado 4.774
Apartamento 5.209
Barracão 921
Loja 52
Sala/Escritório 52 25
Galpão Comum 1
Telheiro 42
Edificação em altura 1.893
Especial 7
Garagem 129
Condomínio 615
Sobrado 179
Total: 13.847

Dados do município mostram também que o bairro conta com cerca de 25 praças. De acordo com o Plano Diretor de Arborização de 2008, à época, existiam quase 10 mil árvores no Jardim América.

Na saúde, de serviços públicos, o setor tem a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Domingos Vigianno. No mesmo prédio funciona o Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams) Dr. Domingos Vigianno. Dentro do Ciams funcionam o Centro de Especialidades Pediátricas (Ciped), o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e uma sala de vacina.

Na educação pública, são 4 escolas, 4 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 4 Centros de Educação Infantil (CEIs) de convênio total. Totalizando 12 unidades.

Corpo de Bombeiros no Jardim América, em Goiânia, Goiás — Foto: Michel Gomes/g1

Veja lista dos bairros mais populosos de Goiânia

Bairros mais populosos de Goiânia

Fonte: Anuário Goiás

O Anuário

O Anuário Goiás foi lançado em comemoração aos 85 anos do jornal O Popular. Trata-se de um compilado de informações sobre o estado feito pela primeira vez por um veículo jornalístico goiano. O anuário reúne informações detalhadas para dar à população parâmetros que permitam conhecer Goiás do modo mais aprofundado possível.

O anuário tem curadoria da jornalista Cileide Alves e coordenação técnica do também jornalista Marcos Carreiro.

“Os dados sobre a população nos ajuda a entender a distribuição das pessoas e contribui para que os gestores articulem políticas públicas com base em evidência. Isso vale para as cidades e também os bairros, sobretudo em uma cidade do tamanho de Goiânia. Nesse sentido, o Anuário dá um bom retrato sobre a realidade da capital”, disse Marcos.

VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Link original da notícia: https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2023/09/03/bairro-mais-habitado-de-goiania-jardim-america-tem-mais-moradores-que-90percent-das-cidades-de-goias.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *