Brasília recebe 3ª Marcha das Mulheres Indígenas a partir desta segunda (11)

Brasília recebe 3ª Marcha das Mulheres Indígenas a partir desta segunda (11)

Brasília recebe 3ª Marcha das Mulheres Indígenas a partir desta segunda (11)

Brasília recebe, a partir desta segunda-feira (11), mulheres indígenas de todo o Brasil para a 3ª Marcha das Mulheres Indígenas. O tema do evento deste ano é “Mulheres Biomas em Defesa da Biodiversidade através das raízes ancestrais“.

A mobilização será encerrada na quarta-feira (13), quando o grupo deve fazer uma marcha até o Congresso Nacional. A marcha é promovida pela Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga) e acontece no Eixo Cultural Ibero-Americano.

O ato ainda traz debates sobre garimpo ilegal, violência de gênero, acessibilidade indígena à saúde mental, entre outros temas.

A cofundadora da Anmiga e secretária substituta da Secretaria de Articulação e Promoção de Direitos Indígenas, Joziléia Kaingang, aponta que a marcha deve receber em torno de 5 mil mulheres indígenas.

“Esse número mostra que as mulheres indígenas se mobilizaram para as discussões que precisamos. Temos pautas muito caras para discutir, desde a violência de gênero até a violência estrutural, psicológica e o racismo”, explica Joziléia Kaingang.

De acordo com ela, mulheres dos seis biomas brasileiros e dos 26 estados já estão presentes no local. Além delas, representantes do movimento de mulheres indígenas de outras partes do mundo também marcarão presença, vindas de países como Peru, Estados Unidos, Malásia, Rússia e Nova Zelândia.

Joziléia ainda relata que a proposta da marcha também é pensar sobre o território como um todo. “Nós já tratamos sobre o tema de reflorestar mentes. Queremos continuar com essa proposta de reflorestar as mentes da sociedade, pensando em um mundo mais justo e igual. Ainda queremos debater sobre o consumo desenfreado, que tem causado inúmeras mudanças climáticas”, afirma ela.

Durante os três dias de evento, acontecerão mesas de debate com mulheres internacionais e momentos com ministras, ministros e representações do Governo.

3ª Marcha das Mulheres Indígenas

Evento recebe mulheres de todo Brasil entre os dias 11 e 13 de setembro

*Sob supervisão de Maria Helena Martinho.

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Link original da notícia: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2023/09/11/brasilia-recebe-3a-marcha-das-mulheres-indigenas-a-partir-desta-segunda-11.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *