Torcidas organizadas estão proibidas em jogos do Remo e do Paysandu, após 3ª morte de torcedor no Pará

Torcidas organizadas estão proibidas em jogos do Remo e do Paysandu, após 3ª morte de torcedor no Pará

São quatro torcidas do Remo e duas do Paysandu que, segundo o governo, estão envolvidas em ações de violência já notificadas.

A medida foi anunciada nesta terça-feira (9) pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em meio à escalada de violência entre as torcidas dos dois clubes.

A reunião que definiu medidas de combate à violência entre torcidas ocorreu no Centro Integrado de Comando e Controle, em Belém, determinando presença de mais de 1,4 mil agentes de segurança nos próximos jogos dos campeonatos da Copa Verde e Parazão na quarta-feira (10) e no próximo domingo (14), no Estádio do Mangueirão.

O Comitê de Avaliação de Conduta de Torcidas Organizadas, vinculado ao Conselho Estadual de Segurança Pública, também determinou proibição às torcidas organizadas do uso de qualquer camisa de torcida organizada e elementos festivos, como: baterias, bandeiras, faixas e outros adereços utilizados pelos torcedores.

Entre as medidas anunciadas:

  • está proibido o uso do mosaico nas arquibancadas de ambas as torcidas;
  • venda de ingressos será apenas de forma antecipada nos pontos de vendas e on-line;
  • ao final das partidas, será proibida a permanência de torcedores no estacionamento, sendo este desocupado imediatamente ao final das partidas;
  • proibido o uso de som automotivo e venda de bebidas

Torcedor morto com um tiro no Mangueirão recebe homenagens durante enterro

Torcedor morto com um tiro no Mangueirão recebe homenagens durante enterro

A Segup informou que realizou levantamento de áreas e bairros apurados e analisados pela equipe de inteligência da Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Foram mapeadas as principais localidades onde possa haver o encontro das torcidas dos principais clubes do estado.

Trânsito

Os agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) devem ser mobilizados em pontos estratégicos nas vias de acesso ao estádio: Avenida Augusto Montenegro, e em frente ao Mangueirão.

Equipes da Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) também devem se posicionar nas vias, inclusive pela rodovia Transmangueirão.

Em ambos os sentidos e vias, os agentes de trânsito atuam no ordenamento do trânsito para que os veículos possam fluir com agilidade sem causar transtorno à população e ao público que vai assistir à partida, assim como na travessia de pedestres em frente ao estádio.

A partir das 17h a Rodovia Transmangueirão terá sentido único até a Avenida Augusto Montenegro. Ao final da partida, o sentido único é inverso, seguindo até a Avenida Independência.

Violência em escala

Paulo Alexandre (foto à esquerda) morreu em frente ao Mangueirão, em Belém (foto à direita). — Foto: Reprodução / TV Liberal

Torcedor morre no Mangueirão, atingido por um tiro durante confusão após o RExPA

Torcedor morre no Mangueirão, atingido por um tiro durante confusão após o RExPA

Outras duas mortes de torcedores do Remo e Paysandu já tinham sido registradas no estado. A primeira ocorreu no começo de 2024, logo após um RexPa.

VÍDEOS: assista às notícias do Pará

Link original da notícia: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2024/04/09/torcidas-organizadas-estao-proibidas-em-jogos-do-remo-e-do-paysandu-no-para.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *