Justiça suspende decisão que determinava retirada de famílias de área ocupada em Piracicaba

Justiça suspende decisão que determinava retirada de famílias de área ocupada em Piracicaba

Justiça suspende decisão que determinava retirada de famílias de área ocupada em Piracicaba

A CDHU acionou a Justiça em 2021 para pedir a retirada das pessoas do espaço, que é uma área verde do Conjunto Habitacional Mário Dedini (Piracicaba I), localizada nas Ruas Jorge Calile, Rua Lourdes Luzia Pinto e Rua Luiz Antonio de Moraes, no bairro Gilda. A ocupação foi denominada de Comunidade União pelos moradores.

Em 27 de setembro de 2022, o juiz da 6ª Vara Cível de Piracicaba, Felippe Rosa Pereira, julgou procedente a ação para retirada das famílias do local, autorizando uso de força policial, se necessário.

Na decisão, o magistrado apontou que os réus tinha sido “identificados e citados, porém, não ofertaram contestação”.

Antes e depois de ocupação de área verde de conjunto habitacional por famílias, em Piracicaba — Foto 1: Google Street View — Foto 2: Google Street View

No entanto, representante da comunidade, Defensoria Pública e Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) recorreram ao TJ-SP contra a decisão.

O recurso aponta que tanto a Defensoria quanto o MP-SP não foram intimados para intervir no caso, que não houve comunicação das famílias que ocupam a área e que não foi realizada mediação do caso. E pede a suspensão da reintegração de posse até o julgamento da ação.

Em decisão publicada na terça-feira (5), o desembargador Luis Fernando Camargo de Barros Vidal acolheu o pedido.

“[A ação] foi julgada no estado da lide e à luz da revelia dos réus identificados e citados pessoalmente, sem observância da necessária intimação do Ministério Público […] e da intimação da Defensoria Pública”, justifica Vidal.

Comunidade União nasceu de ocupação de área verde de conjunto habitacional em Piracicaba — Foto: Arquivo pessoal

‘Vitória na luta por moradia’

Advogado popular que atua na ação, Caio Garcia Figueiredo classificou a decisão como “uma importante vitória na luta por moradia em Piracicaba“.

“A ocorrência escancara ainda mais a situação grave vivenciada nas ocupações e favelas de Piracicaba, uma vez que milhares de famílias, como as da Comunidade União, vivem essa insegurança habitacional”, avaliou.

A CDHU informou, em nota, que não foi intimada da decisão. “Assim que isso ocorrer, o teor será analisado para que sejam tomadas as devidas providências”, acrescentou.

Comunidade União, em Piracicaba: decisão suspende reintegração de posse — Foto: Arquivo pessoal

Link original da notícia: https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2023/09/07/justica-suspende-decisao-que-determinava-retirada-de-familias-de-area-ocupada-em-piracicaba.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *