Feriado de 7 de setembro: saiba o que abre e fecha nas maiores cidades do Sul de Minas

Feriado de 7 de setembro: saiba o que abre e fecha nas maiores cidades do Sul de Minas

Feriado de 7 de setembro: saiba o que abre e fecha nas maiores cidades do Sul de Minas

Para te informar sobre o feriado no Sul de Minas, o g1 reuniu as principais informações sobre o expediente em Poços de Caldas, Pouso Alegre e Varginha para o dia da Independência.


Nesta quinta-feira (7) o Brasil completa 201 anos de Independência. Com o feriado, algumas cidades do Sul de Minas decretaram ponto facultativo para sexta (8) e haverá alteração nos serviços públicos.

  • 📲 Participe da nossa comunidade e receba no WhatsApp notícias do Sul de MG

Poços de Caldas

Poços de Caldas: Saiba o que abre e fecha no Feriado da Independência, em 7 de setembro — Foto: Lara Silva/g1

Em Poços de Caldas, a prefeitura informou que não haverá expediente administrativo nesta quinta, em virtude do feriado da Independência do Brasil e na sexta (08) será ponto facultativo. Confira:

  • Saúde: As farmácias municipais localizadas na Policlínica Central e na Policlínica da Zona Sul fecham na quinta, mas retornam ao funcionamento normal na sexta, com dispensação de medicamentos de atenção básica e psicotrópicos controlados. No sábado, as farmácias municipais farão a dispensação apenas de medicamentos da atenção básica. Os remédios de alto custo não serão fornecidos durante o feriado.
  • Coleta de Lixo: A coleta de lixo acontecerá normalmente, sem interrupção de horários, inclusive a coleta de recicláveis realizada pelas cooperativas. Na região central, a Secretaria de Serviços Públicos solicita aos comerciantes, principalmente os da área de bares e restaurantes, que respeitem os horários da coleta, colaborando com a limpeza das ruas do centro. A coleta é realizada de segunda a sexta, de 19h às 20h, e também pela manhã, a partir de 6h30. A Prefeitura solicita que os estabelecimentos coloquem o lixo entre 5h e 6h ou no final da tarde, após às 18h.
  • Feiras e Ceasa: As feiras livres de quinta e de sexta-feira funcionam normalmente. Na quinta ocorre no bairro Vila Nova e na sexta no Conjunto Habitacional, de 6h às 13:30h. O Centro de Abastecimento de Poços de Caldas – CEASA Poços – informa que haverá comercialização normal na sexta-feira, dia 08. O Mercado Municipal abre no feriado do dia 7, de 7h ao meio-dia. Sexta e sábado até 18h e no domingo, de 7h ao meio-dia.
  • Turismo: A Fearpo – Feira de Artes e Artesanato de Poços de Caldas, a “feirinha”, da Praça D. Pedro 2º (Macacos), no centro da cidade, funciona de quinta a domingo, no horário de 8h às 17h. Já a Expo-Arte de Rua, que funciona ao redor das Thermas Antonio Carlos, acontece na quinta, sexta e sábado, de 9h às 16h e no domingo, de 9h às 14h. O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas funciona na quinta e sexta, de 10h às 13h. Já no sábado (09), o horário será das 14h às 17h e no domingo (10), das 10h às 13h. O Balneário Mario Mourão funciona normalmente no feriado. Quinta, sexta e sábado, de 7h às 19h e no domingo, de 7h às 12h, lembrando que o caixa fecha trinta minutos antes do encerramento das atividades. Parque do Cristo fica aberto todos os dias, de 7h às 21h.
  • Eventos: Os eventos programados para o feriado de 7 setembro na cidade podem ser acessados na Agenda Cidade Viva.

Pouso Alegre

Pouso Alegre: Saiba o que abre e fecha no Feriado da Independência, em 7 de setembro — Foto: Prefeitura de Pouso Alegre

Em Pouso Alegre, o feriado também altera o funcionamento de serviços públicos. Por ser um feriado na quinta-feira, o município decretou ponto facultativo na sexta-feira (8). Confira:

  • Agricultura: O Mercado Municipal funcionará nesta quinta-feira, das 6h às 12h. Na sexta-feira e sábado, segue horário normal, das 6h às 18h e no domingo, das 6h às 12h. A feira realizada no Pátio da Rodoviária também segue com o mesmo horário no domingo, das 5h às 11h30. Já a Ceasa tem funcionamento normal na quinta-feira, das 5h às 12h.
  • Coleta de Lixo: Não será realizada na quinta-feira. Retorna ao funcionamento na sexta-feira (8).
  • Escolas Municipais: Retornam na segunda-feira (11).
  • Parques: O Parque Natural Municipal de Pouso Alegre, conhecido como Horto Florestal, estará aberto normalmente. O local funciona aos finais de semana, das 12h às 17h, e na semana, das 7h às 17h. O Parque Francisco Assis Vilela, no bairro Santa Rita, funcionará todos os dias das 5h às 23h.
  • Saúde: A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ao lado do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, e o Pronto Atendimento São João, funcionarão normalmente durante 24 horas, para urgência e emergência. O Pronto Atendimento do São Geraldo estará aberto das 7h às 22h. Demais unidades retornam na segunda-feira.
  • Zona Azul: Não funcionará na quinta-feira. Funcionamento normal na sexta, das 9h às 18h e no sábado, das 9h às 13h.

Varginha

Varginha: Saiba o que abre e fecha no Feriado da Independência, em 7 de setembro — Foto: Devanir Gino/EPTV

Em Varginha, o funcionamento das repartições públicas municipais devido ao feriado também foi alterado. A sexta-feira (8) também contará com ponto facultativo na cidade. Confira:

  • Coleta de lixo: Na quinta-feira, horário reduzido, sendo que os caminhões da parte da manhã vão passar no intervalo das 6h às 10h; da tarde das 10h às 14h e da noite das 14h às 18h. Já na sexta-feira, o horário é normal. No sábado também tem horário especial e no domingo, das 6h às 10h na área central.
  • Unidades de Saúde: Reabertura na segunda-feira (11).
  • UPA e Pronto Atendimento do Hospital Bom Pastor: Atendimento 24h.
  • Central Municipal de Vacinação: Reabertura na segunda-feira (11).
  • Zoológico: Funcionamento diário normal, das 9h às 16h; ingresso R$ 6,00 (sendo que estudantes e idosos pagam meia).
  • Parque Municipal Centenário: Aberto normalmente todos os dias, das 7h às 17h.
  • Parque Municipal Novo Horizonte: Aberto diariamente das 7h às 17h.
  • Museu e Biblioteca Municipal: Reabertura na segunda-feira (11).
  • Memorial do ET e Planetário: Abertos para receber o público todos os dias, das 9h às 19h; O portão para entrada do público é fechado às 18h30.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Link original da notícia: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2023/09/07/feriado-de-7-de-setembro-saiba-o-que-abre-e-fecha-nas-maiores-cidades-do-sul-de-minas.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *