Cheia do Rio Tarauacá desabriga mais de 200 pessoas em Jordão, interior do Acre

Cheia do Rio Tarauacá desabriga mais de 200 pessoas em Jordão, interior do Acre

Mais de 200 pessoas tiveram que deixar suas casas no município de Jordão, no interior do Acre. Na tarde desta sexta-feira (23), o Rio Tarauacá que banha a cidade ultrapassou a cota de transbordamento e invadiu as ruas da localidade.

LEIA TAMBÉM:

De acordo com o prefeito Naudo Ribeiro, os atingidos estão sendo levados para abrigos montados em creches e escolas públicas. “Nesse primeiro momento é só a retirada das famílias. A gente montou sete grupos de apoio com telefone para contato [para dar suporte aos desabrigados]”, explica.

Além do Tarauacá, o município é banhado também pelo Rio Jordão, que segundo o prefeito, também continua a subir de nível e pode vir a causar novos transtornos. “continua chovendo e continua subindo, inclusive nas cabeceiras dos dois rios”, enfatiza.

Rio Tarauacá transborda em Jordão — Foto: Kézio Araújo

Em Jordão, as cotas de transbordamento são estabelecidas em aproximadamente sete metros, porém, por falta de equipamentos adequados não é possível medir com precisão a situação. O prefeito acredita, no entanto, que o rio Tarauacá já tenha passado de oito metros, acima da cota.

Dono de um comércio na Avenida Francisco Dias, em frente ao rio, Aurélio Oliveira, conta que começou a recolher suas coisas aos primeiros sinais de cheia. “Ano passado eu passei por isso, foi um sufoco, eu deixei pra tirar na última hora e aí já tava tarde”, conta.

Rio Tarauacá transbordou nesta sexta-feira (23) — Foto: Késio Araújo/Arquivo pessoal

Durante a enchente de 2023, o comerciante disse que teve um prejuízo de aproximadamente R$ 10 mil. “Aí nessa agora eu tava sentindo que ia alagar e resolvi não deixar pra última hora”, ressalta. Ele a família se mudaram para um armazém mais distante, mas monitoram a situação.

Reveja os telejornais do AC

Link original da notícia: https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2024/02/23/cheia-do-rio-tarauaca-desabriga-mais-de-200-pessoas-em-jordao-interior-do-acre.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *