Eles foram encontrados e apreendidos durante fiscalizações divulgadas pela PRF nessa segunda-feira (5).
Curió é alvo da caça e comercialização e está ameaçada de extinção. — Foto: Frederico Swarofsky
As pessoas que transportavam os animais sem documentos não foram detidas, mas devem responder legalmente – veja mais abaixo.
Primeira fiscalização encontrou dois curiós. — Foto: PRF-PA
De acordo com os policiais, a primeira apreensão ocorreu no km 200 da BR-222, onde um motociclista foi abordado.
“Foi verificado que o condutor e passageiro transportavam duas gaiolas com duas aves silvestre da espécie Oryzoborus angolensis, mais conhecida como curió. As aves não possuíam documentação que comprovasse a sua legalidade”, detalhou a PRF.
Já no Km-118 da BR-230, a equipe em fiscalização abordou uma outra motocicleta. Dessa vez, condutor e passageiro transportavam três gaiolas, com 1 curió em cada. As aves, também não possuíam documentação, segundo os fiscais.
Ainda de acordo com a corporação, todos os cinco animais foram encaminhados para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marabá, e os responsáveis assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e se comprometeram a comparecerem em juízo quando solicitado, por crime ambiental.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.
Link original da notícia: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2024/02/06/curios-sao-apreendidos-por-ilegalidade-em-maraba-pa.ghtml