Alunos de escola pública do AC são finalistas em feira nacional com projeto de climatizador sustentável

Alunos de escola pública do AC são finalistas em feira nacional com projeto de climatizador sustentável

Alunos da escola pública João Calvino chegaram à final da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), programa que incentiva a produção científica e empreendedorismo entre jovens. O projeto que consiste em um climatizador sustentável, criado por estudantes do 2º ano “A” , e aparece entre os projetos finalistas divulgados nessa terça-feira (30) no site da feira. A cerimônia de premiação está prevista para ocorrer em março, na cidade de São Paulo.

LEIA TAMBÉM:

À agência do governo do estado, a estudante Heloísa de Lima , de 16 anos, uma das participantes do projeto destaca o orgulho de representar o Acre em uma feira nacional. Além de participar, os alunos querem trazer reconhecimento ao estado acreano.

“Nós estamos com expectativas muito altas em relação a esse projeto e também com muito orgulho de poder representar nosso estado do Acre na final de uma feira tão importante. Queremos não somente participar, mas também trazer reconhecimento para o nosso estado e a nós mesmos, trazendo visibilidade para o Acre e também alguns prêmios”, disse.

Além de Heloísa, o projeto também é assinado pelos alunos Melissa Evenly da Costa Torres; João Pedro Sena Vidal e Geovanna Araújo Chaves. Além do professor Paulo Cezar, Cícero Nascimento Oliveira e Marcella Pires também completam a orientação dos alunos.

O professor Paulo Cezar Augusto comemorou a classificação , e relembrou que foram muitos passos até chegar na fase final entre participantes de todo o país.

“Nossas expectativas são as melhores. O nosso trabalho passou por vários processos, várias etapas, duas submissões on-line e estamos novamente na final. Para a gente é um grande orgulho ser a única escola do nosso estado a estar na final da Febrace, e representar a educação do nosso estado, nossa educação tem qualidade. É uma grande honra para a gente e para os nossos alunos”, comentou.

Projeto de alunos do Acre propõe climatizador com isopor e cano — Foto: Arquivo pessoal

O projeto foi desenvolvido e pensado há quase um ano. Durante este período, houve testes aprimorados e estudos sobre o protótipo. Todos os 500 Semifinalistas participaram da etapa de avaliação on-line que ocorreu em janeiro. A escola João Calvino é a única do Acre a ser finalista da feira.

“Ele será utilizado no refeitório da escola com o intuito de climatizar o ambiente e futuramente se difundir em outros ambientes, como: hospitais sem devida climatização, escolas rurais, ambientes públicos e até mesmo na residência da população”, explicou o professor ao g1.

Após a coleta do material, a montagem da engenhoca leva cerca de 30 minutos. Uma ideia completamente sustentável, que trabalha a reciclagem e pensa em alternativa para amenizar os impactos das altas temperaturas.

Climatizador é feito com materiais recicláveis para refrescar ambientes pequenos

Climatizador é feito com materiais recicláveis para refrescar ambientes pequenos

“O climatizador foi pensado inicialmente visando a melhoria na qualidade de vida dos alunos da escola, amenizando a sensação de calor excessivo e desconforto causado”, acrescentou.

Referência

Escola João Calvino é referência em projetos que unem sustentabilidade e ciência — Foto: Arquivo pessoal

A escola João Calvino tem sido referência no estado com relação a projetos que acabam incluindo questões importantes da sociedade no cotidiano desses alunos, que iniciam um processo de pesquisa para também solucionar algumas questões.

Desde 2013, a Escola Presbiteriana João Calvino, que abrange Ensino Fundamental II e Ensino Médio, tem se dedicado a incluir na grade escolar os eixos: ciência, tecnologia, meio ambiente e sociedade. O intuito é fazer com que os alunos entendam a ciência; saibam empregá-la no dia a dia, no que diz respeito ao meio ambiente, e levem respostas à sociedade.

VÍDEOS: g1

Link original da notícia: https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2024/02/02/alunos-de-escola-publica-do-ac-sao-finalistas-em-feira-nacional-com-projeto-de-climatizador-sustentavel.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *