Israel: EUA vetam resolução da Argélia que exigia cessar-fogo humanitário imediato em Gaza – SAPO 24

Israel: EUA vetam resolução da Argélia que exigia cessar-fogo humanitário imediato em Gaza – SAPO 24

A resolução, da autoria de Algéria e com amplo apoio dos países árabes, recebeu 13 votos a favor, um voto contra (Estados Unidos) e uma abstenção (Reino Unido). O veto norte-americano não apanhou o Conselho de Segurança da ONU de surpresa, uma vez que a embaixadora dos EUA, Linda Thomas-Greenfield, já havia anunciado no domingo que iria votar contra o texto da Argélia, argumentando que a proposta apoiada pelos países árabes poderia interferir nos esforços em prol de um acordo que resultaria na libertação de todos os reféns detidos pelo movimento islamita palestiniano Hamas.

Linda Thomas-Greenfield informou ainda que os Estados Unidos irão propor a sua própria resolução que pede um cessar-fogo temporário e “assim que possível” no enclave.

Antes da votação, o representante da Argélia, Amar Bendjama, advogou que o “Conselho de Segurança não se pode dar ao luxo de ser passivo” face a um cessar-fogo em Gaza e afirmou que um voto contra a sua resolução implicaria um apoio à violência brutal e punição coletiva do povo palestinianos.

O conflito em curso entre Israel e o Hamas, que desde 2007 governa na Faixa de Gaza, foi desencadeado pelo ataque do movimento islamita em território israelita em 07 de outubro.

Nesse dia, 1.139 pessoas foram mortas, na sua maioria civis mas também perto de 400 militares, segundo os últimos números oficiais israelitas. Cerca de 240 civis e militares foram sequestrados, com Israel a indicar que 134 permanecem na Faixa de Gaza.

Em retaliação, Israel, que prometeu destruir o movimento islamita palestiniano, bombardeia desde então a Faixa de Gaza, onde, segundo o governo local liderado pelo Hamas, já foram mortas mais de 29 mil pessoas – na maioria mulheres, crianças e adolescentes – e feridas cerca de 70 mil , também maioritariamente civis. Cerca de 8.000 corpos permanecem debaixo dos escombros, de acordo com as autoridades locais.

Link original da notícia: https://news.google.com/rss/articles/CBMif2h0dHBzOi8vMjQuc2Fwby5wdC9hdHVhbGlkYWRlL2FydGlnb3MvaXNyYWVsLWV1YS12ZXRhbS1yZXNvbHVjYW8tZGEtYXJnZWxpYS1xdWUtZXhpZ2lhLWNlc3Nhci1mb2dvLWh1bWFuaXRhcmlvLWltZWRpYXRvLWVtLWdhemHSAYMBaHR0cHM6Ly8yNC5zYXBvLnB0L2FtcC9hdHVhbGlkYWRlL2FydGlnb3MvaXNyYWVsLWV1YS12ZXRhbS1yZXNvbHVjYW8tZGEtYXJnZWxpYS1xdWUtZXhpZ2lhLWNlc3Nhci1mb2dvLWh1bWFuaXRhcmlvLWltZWRpYXRvLWVtLWdhemE?oc=5

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *